Novidades

27 abril 2007

Livro
Euro-colectânea com dois cartoons de Rodrigo



Por ocasião das comemorações do Cinquentenário dos Tratados de Roma, o Parlamento Europeu lançou recentemente um livro chamado :) Europa - Smiling Europe, que consiste numa colectânea de cartoons publicados na imprensa internacional ao longo da história da União Europeia, e onde se incluem dois trabalhos meus: os cartoons 'Guerra nuclear à poluição atmosférica' e 'Participação de Portugal nos voos da CIA passada a pente fino', feitos para o Expresso já este ano. Para mim, foi uma enorme satisfação ver o meu trabalho lado a lado com o de grandes mestres como Plantu, Brito, Riber, Oliver Schopf e outros.

Aqui fica a notícia, publicada no último fim-de-semana no suplemento Actual, do Expresso:



:) Europa

É uma maneira divertida de ver a Europa: pelos olhos dos humoristas, irreverentes, mordazes, irónicos, satíricos

São 200 páginas de bom humor, irreverente e acutilante, mas também satírico e muitas vezes ácido. O livro com que o Parlamento Europeu entendeu comemorar os 50 anos dos Tratados de Roma chama-se :) Europa, um título bem encontrado para uma tão vasta colecção de cartoons, vindos de dentro e fora da Europa, celebrando-a, recriando-a.

São, ao todo, 100 artistas dos 27 Estados-membros da União, para além de outros países da Europa, das Américas, de África e da Ásia. Oito são portugueses. Será uma pontinha de exagero pretender, como diz o prospecto, que esta é uma Comunidade democrática e pujante porque é capaz de se rever numa crítica divertida e irónica sobre si mesma. Mas não haverá muitas dúvidas de que este :) Europa, que será oficialmente lançado no próximo dia 25, em Estrasburgo, é uma "prova de vida" de que a Comunidade existe e que, mais do que isso, é um foco de atracção irresistível para a sátira e a ironia.

E é bem divertido desfolhá-la. Porque há lá de tudo: a Europa-maná, a Europa-crise, a Europa-dúvida, a Europa-fortaleza, mas também a Europa a par-e-passo, ao sabor de cada desafio, de cada apuro. Esta Europa, afinal de todos nós. :)



Luísa Meireles, Expresso (Actual), 21 de Abril de 2007


Etiquetas: , , , ,