Novidades

21 fevereiro 2007

Na Imprensa
Rodrigo na operação ‘Especial Referendo’ do Expresso



Notícia publicada na edição de 17 de Fevereiro do Expresso (caderno de Economia):

Referendo visitado por 45 mil

Uma equipa de 15 profissionais cobriu o dia da consulta pública em tempo real para o sítio do Expresso

Mais de 45 mil pessoas visitaram o ‘Especial Referendo’ no sítio do Expresso no dia da ida às urnas e na segunda-feira. Com o primeiro texto publicado às 16h39 de domingo, o acompanhamento da votação do referendo do aborto envolveu 15 pessoas e foi feito em tempo real na web.

A operação de cobertura da votação no referendo contou com cinco repórteres na sede dos principais partidos. Ângela Silva na Lapa com o PSD, Luísa Meireles no Rato com o PS, Filipe Santos Costa no Largo do Caldas com o CDS, Humberto Costa na Soeiro Pereira Gomes com o PCP e Isabel Oliveira no Hotel Sofitel com o BE foram responsáveis pela maior parte dos 24 textos publicados até às 22h35, quando tudo estava já terminado.

Na redacção do Expresso estiveram seis jornalistas, duas «webdesigners», um cartoonista e um técnico de som e vídeo. Ao fim de seis horas de cobertura, o ‘Especial Referendo’ fechava a noite com resultados, dois artigos de opinião - de João Pereira Coutinho e Daniel Oliveira - uma fotogaleria sonorizada, um «cartoon» - que começou a ser desenhado a partir das 20h, após a publicação das primeiras previsões - e um «podcast» com o depoimento de Rui Oliveira Costa, responsável da Eurosondagem.

Fórum recordista

O fórum lançado no sítio do Expresso em Outubro, onde o tema era precisamente a pergunta feita no referendo, reunia até meio da semana que antecedeu a votação um recorde de 3759 participações e obteve 86 mil visitas. O primeiro texto sobre o referendo do aborto foi publicado nesta área a 22 de Agosto. Desde essa data até 7 de Fevereiro foram publicados 76 textos sobre o assunto.

De acordo com os dados do tráfego entre dia 1 e dia 12 de Fevereiro, a média do número de pessoas que visita o Expresso na Internet (sem contar com os outros sítios do universo Expresso - Cartaz, BCBM e Guia do Estudante) aumentou, sendo neste momento de 26 mil leitores por dia.

Miguel Martins